InfoComm chega ao Brasil e já é sucesso entre os expositores - NetSeg

InfoComm chega ao Brasil e já é sucesso entre os expositores

Entretenimento | 2014-06-04

Aconteceu de 13 a 15 de maio, no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo, a Tecnomultimedia InfoComm Brasil, a qual nos EUA é a maior feira de audiovisual do mundo. Sediada nos EUA, a InfoComm International promove eventos de tecnologia voltados aos profissionais do segmento de audiovisual.

Maior exposição profissional de sistemas de comunicação de informação audiovisual do mundo, o evento apresenta as mais recentes tecnologias em áudio, vídeo, displays, redes, sistemas de controle, sinalização digital e conta, entre seus participantes, com profissionais fabricantes, distribuidores, prestadores de serviços, compradores, etc.

Estima-se que o mercado brasileiro de áudio/vídeo profissional movimente cerca de US$ 2 bilhões até 2015, agregando serviços e equipamentos para as áreas de hotelaria, produção e transmissão de televisão e espaços para eventos.

O evento, que além dos Estados Unidos acontece também no México, Colômbia e agora Brasil, fora realizado concomitantemente à Exposec - XVII Feira Internacional de Segurança, considerada uma das maiores feiras mundiais do setor de segurança privada e vitrine tecnológica na América Latina, além de congressos e simpósios dos segmentos.

Nelson Baumgratz, Country Manager Brazil InfoComm International, afirma que a estreia da feira no País superou todas as expectativas iniciais. “Tínhamos boas expectativas, mas a feira foi ótima. Não só na qualidade dos expositores e de seus estandes, que não deixara nada a desejar se comparados aos eventos que a InfoComm faz em outras partes do mundo; mas também com relação às tecnologias apresentadas, a quantidade e a qualidade dos visitantes. Muitas vezes vemos feiras repletas de visitantes, na maioria das vezes curiosos.

Na InfoComm Brasil os visitantes eram predominantemente profissionais do setor, o que eleva enormemente o nível da exposição. Vale ressaltar que a InfoComm é uma empresa de tradição e credibilidade e que mostrou a que veio. Tanto que o mapa da edição 2015 mostra que as empresas estão reservando uma média do dobro de espaço que tiveram nesse ano. Isso mostra que o ano de 2014 tem sido marcante para o mercado audiovisual no Brasil. A InfoComm está presente no País em tempo integral, por meio da minha pessoa, falando o idioma dos profissionais e conhecendo as empresas brasileiras, para atendê-las em todas as suas necessidades”.

O executivo completa afirmando que a InfoComm tem a missão de promover o avanço da indústria audiovisual. “E faz isso por meio de educação, certificação, normas técnicas, cursos disponibilizados aos associados e também por meio das feiras, grande encontro da indústria”, conclui Baumgratz.

Embora ainda não existam dados estatísticos para mensuram o tamanho exato desse mercado no Brasil, a primeira InfoComm no País foi um grande sucesso, satisfez visitantes e expositores, que já se apressaram em reservar novos e maiores espaços para a próxima edição, em 2015.

Estivemos lá e ouvimos a grande maioria dos expositores. Todos os consultados aprovaram a realização do evento, assim como a criação do Portal do Audiovisual, nova mídia eletrônica criada para fomentar conhecimento e a profissionalização do setor no País. As opiniões convergem no sentido de que o portal pode servir de balizador, levantando dados, ampliando as fronteiras do mercado brasileiro, transmitindo conhecimento e participando da profissionalização de forma efetiva.

Confira agora a opinião de alguns expositores:

SCALA/JBTEC

“A realização da InfoComm no País é muito importante para o nosso mercado. Nós temos uma carência de eventos especializados e é com grande satisfação que a Scala enxerga essa iniciativa. O resultado foi surpreendente já no primeiro dia, em que vimos os corredores lotados. Acreditamos que essa feira vai contribuir sobremaneira para o crescimento e profissionalização do setor no Brasil.

“O Portal do Audiovisual também participará ativamente dessa expansão. Nós, que atuamos neste mercado há mais de uma década, observamos que nos últimos quatro anos o crescimento se mostrou surpreendente, especialmente este ano, em função da Copa do Mundo”.

Também percebemos que os consumidores estão mais conscientes do que é o setor e estão mais preparados para a compra. Esse é um indício que caminhamos para a profissionalização e essa feira também é responsável por isso”.

SAMSUNG

“A feira foi excelente, já que os organizadores conseguiram replicar o modelo que já é um sucesso nos Estados Unidos. Todos os canais do mercado, como integradores, distribuidores elogiaram muito essa aproximação com os fabricantes. Evento importante para mostrarmos as novas soluções que estamos aplicando de forma localizada, embora tenhamos um portfólio desenvolvido pela Coréia, costumamos costumizar soluções locais para atender à demandas específicas. Este tipo de evento é muto bom para promover a participação desses atores do setor. Participamos de forma muito intensa e estamos muito forte na InfoComm Brasil, no sentido de expor os produtos e também educar novos replicadores. Acreditaos que o advento do Portaal do Audiovisual também caminharpa nesse sentido. Quanto à feira, estaremos de volta em 2015 em um estande maior, com 150 metros”.

EPSON

“Surpreendente a primeira InfoComm Brasil. Não esperávamos esse volume de visitantes e a participação de tantas empresas. Essa é com certeza uma grande oportunidade para fortalecer o mercado de audiovisual, que também ganha uma portal interativo totalmente voltado para o setor. Estamos em um momento muito bom com relação aos produtos profissionais do setor, principalmente por conta dos grandes eventos que sediaremos, embora a economia não inspire tanta confiança estamos otimistas. O segmento de projeção para a Epson se mostra crescente, trouxemos lançamentos para a feira e estamos muito satisfeitos com a nossa participação”.

EXTRON

“Muito boa essa edição da InfoComm no Brasil, acima das expectativas. O número de visitantes especializados no setor surpreendeu. Mais do que encher os corredores do pavilhão, a InfoComm Brasil pode ser transformar em um canal de profissionalização do mercado, de forma mais adequada aos padrões brasileiros. Isso é muito bom, visto que até então estávamos mais condicionados ao que acontecia nas outras feiras realizadas em outros países. A edição brasileira ajuda a trazermos novas empresas e novos profissionais para essa área, que dentre todas as vantagens em participar de um evento em seu País, têm também a possibilidade de interagir diretamente com os fabricantes. O Portal do Audiovisual também vai contribuir para divulgar o mercado, dentro e fora do Brasil”.

BENQ

“A InfoComm Brasil surpreendeu até o mais otimista. A feira apresentou um movimento de pessoas que antes não imaginávamos e o melhor, de profissionais do setor e não apenas curiosos. Já participamos de edições que acontecem nos Estados Unidos que são gigantes e temos certeza que a próxima a ser realizada aqui no Brasil estará muito maior. Isso é muito bom, porque esse evento tem sim a capacidade de fomentar ainda mais a profissionalização do setor, além de ser o local ideal para a realização de bons negócios. Bom saber da criação de um portal para o setor. Qualquer iniciativa que divulgue o nosso setor e que forme profissionais capacitados é muito bem vinda”.

BARCO

“Estamos extremamente satisfeitos com a nossa participação nesta primeira edição da InfoComm Brasil. Tivemos nossas expectativas superadas. O grande movimento que presenciamos mostra a carência do mercado por informações, por novas tecnologias e por estar por dentro do que acontece no setor. O portal do setor na internet pode caminhar na mesma direção, de fortalecer o mercado. Graças a globalização, hoje não temos mais aquele hiato de acesso tecnológico que tínhamos no passado. Todavia, éramos carentes de acesso físico e visual aos produtos. O fato de contarmos com uma InfoComm no Brasil possibilita um maior profissionalismo da mão de obra local com maior acesso as novas tecnologias”.

ABSOLUTE TECHNOLOGIES

“A InfoComm Brasil realmente foi uma grata surpresa. Tivemos um número de visitantes surpreendente e a presença de muitos fabricantes. A qualidade dos visitantes que nos procuraram é um ponto que vale ser destacado, visto que não atendemos curiosos, mas sim profissionais da área. É muito gratificante atender um visitante especializado e não um mero colecionador de canetas. O Brasil está percebendo a força desse setor, com a criação de um portal especializado e com a vinda da InfoComm, ambos chegam para participar ativamente da profissionalização do segmento e é isso que o mercado espera para crescer ainda mais no Pais”.

BIAMP SYSTEM

“Nós da Biamp somos parceiros da InfoComm há muito tempo e avaliamos como extremamente importante a sua vinda para o Brasil. Todavia, a nossa maior batalha é saber como realmente trazer o consumidor final para essa feira, ou seja, as pessoas que operam os sistemas do metrô, dos bancos e das empresas. Esse é o mercado em que a InfoComm atua. A feira foi boa, mas ainda temos muita preocupação com o País, já que no geral o brasileiro não gosta muito de estudar, por isso não buscam informações. Com alguns ajustes esse evento vai se tornar referência no País”.

AUDIO TECHNICA

“Muito boa essa primeira edição da InfoComm Brasil. Muito bem organizada e com um mix de produtos muito interessante. Local ideal para rever os amigos. Essa feira tem tudo para decolar, tanto que já vou providenciar meu espaço para a próxima edição, com um estande maior seguindo o nosso conceito de lounge realizado este ano. Vale ressaltar, inclusive para publicação no Portal do Audiovisual que, sem falsa modéstia, o nosso estande foi o mais bonito, mais confortável e o mais bem iluminado da primeira InfoComm. Na próxima edição traremos o melhor lounge da feira, com muita festa”.