Você já Conhece o Projeto Arduino? Saiba mais! - NetSeg

Você já Conhece o Projeto Arduino? Saiba mais!

Hotelaria | 05/02/2015

Desde a sua criação em 2005 até o momento o projeto Arduino vem criando fans o redor do mundo. Iniciado na cidade de Ivrea na Itália, o Arduino nasceu com a intenção de ser uma plataforma de estudos de eletrônica, robótica e automação de custo infinitamente inferior às opções disponíveis naquela época. O que nem os criadores imaginavam é que em apenas 3 anos este projeto se tornaria uma febre mundial com mais de 50.000 placas vendidas no ano de 2008.

Mas o que é o Arduino?

O Arduino é uma plataforma de prototipagem, unindo a organização lógica de componentes eletrônicos em uma placa de forma a tornar bastante didática sua utilização e bibliotecas de software pré-montadas de forma a poder ser utilizado por qualquer pessoa com um mínimo conhecimento em eletrônica, ou até mesmo sem nenhum, pois com o crescimento do projeto na comunidade, a colaboração é tão grande que um leigo em eletrônica pode achar códigos e esquemas de ligação elétrica prontos para praticamente qualquer projeto que desejem realizar. Com buscas rápidas em alguns blogs sobre o assunto encontramos com facilidade projetos prontos para rastreamento GPS, controles de acesso com cartões de rádio frequência etc.

O Arduino por si só, é o cérebro do sistema de automação, e quando associado à sensores, chaves de acionamento, lâmpadas, motores e etc. são realmente infinitas as possibilidades. E o mais interessante: Tudo isso por um preço bastante acessível.
Um projeto de automação residencial, que conte com acendimentos automáticos de lâmpadas, controle de temperatura de ar condicionado ou uma irrigação de jardim quando feito por um profissional da área pode custar de 20mil a 70mil reais, porém podem sair por muito menos de 1 Mil reais quando realizado por alguém curioso com bastante vontade de aprender.

A placa Arduino mais comum no Brasil é a placa Arduino Uno R3 (https://www.baudaeletronica.com.br/arduino-uno-r3.html). É uma das placas com o mais baixo custo, com a maior compatibilidade de todas com as placas acessórias – conhecidas como Shields – alem de ser completa o suficiente para qualquer projeto.

“O Arduino Uno possui duas características muito marcantes que o tornam o mais aceito pela comunidade iniciante: Compatibilidade com os mais diversos shields, e seu microcontrolador não é soldado à placa, e sim apenas encaixado de forma que fica fácil e barato fazer uma substituição em caso da queima do componente. Algo que iniciantes fazem com certa frequência.” – disse Mateus Gusmão, proprietário do Baú da Eletrônica (https://www.baudaeletronica.com.br) uma das principais revendas autorizadas de placas Arduino no Brasil.

Hoje as placas Arduino podem ser encontradas em diversas lojas no Brasil, porém uma dica de ouro é sempre conferir se a loja pesquisada é uma revenda autorizada pelo fabricante, pois a pesar do Arduino ser um projeto livre, as placas originais com a marca Arduino apresentam uma qualidade bastante superior e infelizmente vem sendo pirateadas em larga escala.

Para quem está interessado em iniciar na plataforma a Arduino produziu um kit para iniciantes com diversos componentes, e experimentos práticos que auxiliam no processo de aprendizagem. O kit pode ser comprado nas lojas de distribuição oficial e tem o valor aproximado de R$500,00, porém estas mesmas lojas disponibilizam seus próprios kits por valores muito mais acessíveis. No Baú da Eletrônica por exemplo, o kit iniciante da própria loja (https://www.baudaeletronica.com.br/arduino-kit-iniciante.html) é vendido a partir de R$99,90, e conta com um acervo de itens muito mais completo.

Estatísticas coletadas em outubro de 2014 mostram que as buscas no Google pelo termo Arduino no Brasil desde o seu lançamento nunca registraram uma baixa. Com este crescente sucesso, é possível acreditar que em breve conhecimentos nesta fantástica plataforma possa ser um forte diferencial para o mercado de trabalho na área de tecnologia.