Distribuição de sinal HDMI chega aos estádios de futebol - NetSeg

Distribuição de sinal HDMI chega aos estádios de futebol

Entretenimento | 20/02/2015

Continuando com o desenvolvimento do mercado AV no país, a empresa Discabos apresenta uma nova solução na distribuição de sinal HDMI nos estádios de futebol por meio da AV Life.

Agora os cenários esportivos podem se beneficiar como o sistema HDMI via IP e o Droid Player Polar em seus projetos de distribuição de vídeo e conteúdo de digital signage para grandes distâncias.

Um exemplo desta solução é o estádio do Morumbi do São Paulo Futebol Clube, o qual utiliza o sistema para fazer a transmissão simultânea dos jogos em Full HD do estádio para as TVs espalhadas nos setores internos. Uma integração de quem está na plateia assistindo pelas telas com o que se passa em campo.

Para chegar a esse resultado, o estádio utilizou o extensor e receptor HDMI + IR via IP da AV LIFE para transmitir sinal HDMI via IP em todo o estádio. Ao todo, são 72 tevês de 48″ da Semp Toshiba, patrocinadora do São Paulo Futebol Clube.

Afonso Augusto Costa Pastore, técnico de audiovisual do Estádio do Morumbi, conta que com o sistema AV Life “é possível assistir os lances de replay, e a expectativa é de estender as transmissões para shows e outros eventos, com a inserção de publicidade”.

Da mesma forma, Adriano Rocha, analista de TI do Estádio do Morumbi explica que a vantagem do cabo de rede é que não há perda de qualidade, podendo percorrer longas distâncias. Além disso, “a fibra óptica atinge distâncias, que não seriam possíveis com qualquer outro cabo”. A centralização da transmissão se dá em um único ponto.

Assim como esse projeto para um estádio de futebol, grandes teatros e casas de show, enfrentam dificuldade em encontrar equipamentos que enviem sinal 1080p para distâncias superiores a 100 metros. Como HDMI via IP suporta conversor de fibra ótica, esse problema é facilmente superado.